Maneiras de lidar com a "depressão pós intercâmbio"

Autor:  Thomas Silva


Irei relatar algumas maneiras que me ajudaram a amenizar a tão temida "depressão pós-intercâmbio" que muitos sofrem ou sofreram ao retornar para o Brasil.




Apesar de todas as vantagens, benefícios e conhecimentos incríveis que um intercâmbio nos proporciona, o medo será uma presença constante, tanto na ida quanto no retorno.

A partida é carregada pelo desconhecido, enquanto na volta, o medo passa a ser da rotina, do passado, da reinserção à vida antiga. Afinal, quem encara um intercâmbio, volta completamente diferente, com hábitos novos, vivências incríveis, além é claro de ter conhecido outra realidade muitas vezes melhor do que se tinha no Brasil.

Esse medo é muito comum, então é essencial ter consciência desta fase e aprender a lidar com ela da melhor forma possível, pois isso ajudará e muito a amenizar as consequências que poderiam causar literalmente até mesmo uma depressão.





A primeira sugestão é bem simples teoricamente falando, mas na prática acaba sendo um pouco difícil.


É necessário relaxar !

Tente inserir esta atividade na sua rotina, seja por meio da leitura, praticando algum esporte ou até mesmo por meditação. Ao substituir o tédio e a frustração por coisas que te deixam mais calmo, você conseguirá pensar com mais clareza e se preparar para um recomeço. Um tempinho pode ser tudo que você mais precisa para se readaptar no seu próprio ritmo.


Sempre pratique novas habilidades e aprendizados!

Nunca se esqueça das habilidades e também aprendizados que conquistou no exterior. Continuar estudando o idioma que aprendeu lá fora, ou até mesmo começar um novo sempre será uma ótima ideia. Conhecer novos lugares também é essencial, as vezes você não precisa nem se deslocar da sua cidade para conhecer algum lugar novo, o negócio é não perder o espírito aventureiro.


Não perca contato com amigos do intercâmbio!

Essa dica é extremamente boa, pois eu tenho certeza que a maioria das pessoas que já encararam um intercâmbio e conheceram brasileiros ou até mesmo gringos, conseguiriam conhecer diversas cidades, estados, condados tanto no Brasil e também no exterior. Mesmo com a distância as verdadeiras amizades permanecem.


E não deixe de realizar essa última dica...


Compartilhe suas experiências!

Não deixe de contar suas experiências do intercâmbio, sejam elas boas ou ruins. Tenho certeza que a maioria de seus amigos e também familiares irão adorar ouvir aquelas histórias engraçadas, ou aqueles perrengues que você passou. É normal querer falar do intercâmbio e nisso você poderá motivar e abrir mais os olhos de muita gente por aí ;)



Se Inscreva na nossa página e fique por dentro de tudo.

Continue nos acompanhando no Instagram e também no Facebook galera.

Ah, e não se esqueça de seguir e adicionar a  #piqueandarilho nas sua fotos também. Estamos curiosos pra saber como está sendo ou como será seu intercâmbio.

Deixe seu comentário sobre esse post e até o próximo ;)



Comments

Post a Comment

Leia também:

Minha experiência como figurante da série VIKINGS

Razões pela qual você deveria fazer um mochilão

Trilha Stairway to Heaven na Irlanda do Norte