Por que aprender outro idioma?
Autor: Marcelo Neres
Nesta matéria gostaria de listar algumas razões pelas quais acredito que todas as pessoas deveriam falar mais de uma língua e também contar a minha experiência aprendendo um novo idioma e o porquê resolvi aprender inglês.
Aprender um outro idioma é algo muito saudável e que faz muito bem ao nosso cérebro, existem diversos estudos que concluem que o processo de aprendizado de uma nova língua te ajuda a ler melhor, ser um melhor ouvinte, levantar a sua autoconfiança, aprimorar o seu foco e prevenir doenças cerebrais por exemplo Alzheimer.
Esses pontos mencionados acima já são razões suficientes para você querer aprender uma nova língua, no entanto existem muitos outros que ainda não foram citados como:
- Você se torna capaz de trabalhar em um outros países
- Você pode criar amizades internacionais
- Você aprende mais sobre a cultura de determinado país que está aprendendo a língua
- Você começa a viajar de uma forma diferente
Citei diversos pontos nos quais ao aprender um novo idioma você poderá ser beneficiado, agora quero contar um pouco sobre como foi a minha experiência aprendendo uma nova língua.
Um pouco da minha história:
Quando ainda estava no colegial eu ouvia de muitas pessoas que era necessário aprender outros idiomas pois as empresas buscam por profissionais bilíngües e seria algo que me traria um bom emprego. No entanto isso nunca foi um fator que me motivasse, e o termo "bom emprego" me assustava, pois para mim isto significava fazer algo que não goste e ter um bom salário.
Então por ser algo que não me interessasse, eu nunca tentei aprender uma outra língua e até mesmo português era um enorme desafio para mim. Porém quando entrei na faculdade comecei a ter um contato muito maior com o inglês, já que na área de TI boa parte das documentações e explicações são em inglês e ainda por cima eu tinha aulas de inglês em todos os semestres da faculdade 😱. Confesso que já pensei que seria melhor mudar de área do que ter que aprender inglês, ainda bem que não fiz isso!
Quando terminei a faculdade ainda não era capaz de ter uma conversa em inglês, porém eu estava determinado a aprender. Criei um plano para fazer um intercâmbio na Irlanda onde eu estudaria inglês por 6 meses, ficaria fluente e depois voltaria para o Brasil.
Óbvio que meu plano falhou!
Foto de Marcelo Neres - Primeiro dia na Irlanda
Na primeira semana quando cheguei na Irlanda eu descobri que ninguém por aqui me entendia e eu não entendia ninguém, até para comprar o número 1 no McDonald's era difícil. Minha desculpa era que o sotaque irlandês é muito complicado e eu aprendi o inglês americano, mas logo notei que na verdade eu não sabia nada e decidi que ia aprender.
O primeiro passo foi mudar meu celular e computador para inglês e começar a assistir todas as séries e filmes em inglês com legenda em inglês, ainda que eu não entendesse a maior parte das coisas.
E o segundo passo foi ir para a escola de segunda a sexta e depois da escola ir para o pub para treinar o speaking 😄.
Após 6 meses de Irlanda meu curso de inglês chegou ao fim e eu era capaz de ter uma conversa em inglês e assistir um filme todo em inglês sem legenda, entretanto não estava satisfeito com minha performance porque ainda cometia muitos erros, então decidi ficar por mais um tempo aqui.
Hoje completo 2 anos e 3 meses que estou morando na Irlanda e considero meu inglês bem melhor, claro ainda tem muito que aprender. Também notei que melhorei muito meu português durante este período e agora quero aprender outros idiomas, o próximo será espanhol.
Sempre que viajo para algum país diferente tento aprender pelo menos as palavras básicas da língua local como oi, obrigado e por favor. Isso me faz sentir que sou melhor recebido e que conheço aquele lugar um pouco melhor.
Também entendi que sou capaz de trabalhar em qualquer lugar do mundo seja para alguma empresa ou fazendo meu próprio negócio, algo que para mim há 3 anos era difícil até mesmo de se imaginar. Hoje eu trabalho como engenheiro de software em Dublin e sou o único brasileiro na empresa onde trabalho. Mas não se engane pensando que meu inglês era muito bom quando comecei a trabalhar aqui.
Observação:
Gostaria de frisar que a idade não é um fator que te impede de aprender algo novo e nem qualquer outra desculpa que você tenha, só depende de você!
Durante esses 2 anos vividos na Irlanda eu já conheci diversos tipos de pessoas, algumas delas em seus 20 e poucos anos, outras nos 30 e outras até com mais de 50. Algumas dessas pessoas eram brasileiros e outras não, algumas tinham dinheiro e outras não. Porém algo que todas tinham em comum era a força de vontade e a entrega para aprender.
Se Inscreva na nossa página e fique por dentro de tudo.
Continue nos acompanhando no Instagram e também no Facebook galera.
Deixe seu comentário sobre esse post e até o próximo ;)
Comments
Post a Comment